quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Teclas de Atalho IV - Área de Trabalho

A Área de Trabalho (ou Desktop) do Windows é aquela obtida quando todas as janelas estão minimizadas, onde ficam os atalhos (ícones) para os principais aplicativos. 



Para se chegar rapidamente a esta tela quando existirem muitas janelas abertas, basta pressionar a tecla de atalho [winKey]+d e todas as janelas abertas ficarão minimizadas. Na relação de atalhos abaixo, onde funcionar apenas windows 7 aparecerá o símbolo [win7]. As principais teclas de atalho desta área são:

[winKey]+1,2,3... = Inicia os programas que estão no menu de início rápido (a relação de programas que ficam na barra ao lado do botão do menu iniciar. Se os primeiros programas desta barra forem Notepad, IE e Fireox, então [winKey]+1, iniciará o Notepad, [winKey]+2, o IE, e [winKey]+3, o Firefox) [win7]

[winKey]+b =Abre as opções da bandeja do sistema (Fica na barra de programas, do lado direito, onde fica a configuração de data/hora do sistema, teclado, som etc. Ao pressionar este atalho um opção da bandeja é selecionada, pode-se navegar com as setas e abrir a opção desejada com [enter] ou [space]) [win7]

[winKey]+d = minimiza (ou restaura) janelas (Minimiza todas as janelas. Pressionada novamente, restaura as janelas que anteriormente minimizadas)

[winKey]+e = Windows Explorer (Abre uma janela do windows explorer)
 
[
winKey]+r = executar aplicativo (abre uma janela para o usuário digitar um comando do sistema operacional ou chamar um programa)

[winKey]+f ou [F3] = pesquisa (Abre tela de pesquisa (arquivos, pastas, etc))

[
winKey]+u = gerenciador de utilitários (Abre o gerenciador de utilitários (teclado virtual, lente de aumento, etc))

[winKey]+l = bloqueio de área de trabalho (Bloqueia área de trabalho e abre a tela de login)

[winKey]+t = uma espécie de 'mini [alt]+[tab]'. (Percorre os programas da barra de inicialização rápida, e caso algum destes esteja aberto, mostra uma visualização rápida. Ao digitar este atalho, o programa selecionado é mostrado em destaque. Se for pressionado [Enter] neste momento, a janela será aberta) [win7]

[winKey]+[pause] = Informações sobre o computador (Equivale a acessar o painel de controle e depois opção sistema)

[winKey]+[home] = Minimiza todas as janelas que abertas, exceto a que se encontra selecionada pelo usuário [win7]


[winKey]+[↓] = Se a janela estiver maximizada, deixa-a no tamanho normal, se estiver no tamanho normal, minimiza-a [win7]


[winKey]+[↑] = Se a janela estiver no tamanho normal, maximiza-a [win7]

[tab]
= muda a área selecionada (Cada vez que clicado, seleciona nesta ordem: o menu iniciar, a barra de janelas abertas, a barra de tray icons e área de trabalho)

[alt]+[F4]
= desligar Sistema (tela de desligar/reiniciar sistema)

[alt]+[enter] = Ver/modificar propriedades do(s) item(ns) selecionado(s) na Área de Trabalho;

[F1]
= help (Ajuda da área de trabalho)

[ctrl]+a
= seleciona tudo (Seleciona todos os ícones da área de trabalho)

[ctrl]+c
= copiar (Copia um conjunto de ícones selecionados na barra de trabalho)

[ctrl]+v
= colar (Recupera no desktopp um conjunto de ícones salvos na área de transferência)

[ctrl]+x
= recortar (Apaga conjunto de ícones selecionados e grava-o na área de transferência)

[ctrl]+z
= desfazer (Desfaz a última ação executada)

[ctrl]+y = refazer (Refaz última ação desfeita com o [ctrl]+z)


Teclas de Atalho Personalizadas

É possível ainda, na área de trabalho, o usuário criar suas próprias teclas de atalho, de forma que ao serem pressionadas, abrirão aplicativos específicos. Para isso, siga estes passos:

1. Na área de trabalho selecione o ícone relacionado ao aplicativo que você deseja definir as teclas de atalho (No exemplo abaixo, o aplicativo escolhido será o firefox e a combinação de teclas será [ctrl]+[shift]+f);

2. Pressione a tecla [menu] ou [shift]+[F10] e escolha a opção propriedades;




















3. Vá para a aba atalho (utilize as teclas [ctrl]+[tab]) e dentro desta, para a opção tecla de atalho. Pressione a combinação de teclas para chamar o aplicativo;



4. É interessante no campo comentário colocar um texto do tipo "Pressione [ctrl]+[shift]+f para acessar o firefox". Esse texto será exibido quando o usuário selecionar o ícone configurado.

5- Pressione Ok e pronto. A tecla de atalho foi criada.

Para testar o que fizemos selecione primeiro o ícone do aplicativo. Deve aparecer o texto que foi informado no passo 4. Em seguida pressione a tecla de atalho (neste caso [ctrl]+[shift]+f) para verificar se o aplicativo será aberto.



IMPORTANTE: Não utilize como teclas de atalho para chamar aplicativos, as que são utilizadas normalmente pelo windows e pela maioria dos aplicativos ([ctrl]+c, [ctrl]+v, etc). Se por acaso, algum aplicativo tiver alguma função que utiliza uma tecla de atalho igual a uma utilizada na área de trabalho, é recomendado alterar esta última pelo procedimento visto acima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário