sexta-feira, 18 de março de 2011

Teclas de Atalho V - Windows Explorer

1) Introdução

O Windows Explorer (ou apenas Explorer) é um dos "braços direitos" do Windows. É por ele que obtemos acesso às pastas, arquivos e outras informações do computador. É importante então explorarmos o potencial de suas teclas de atalho para um melhor aproveitamento do aplicativo.

Assim que este aplicativo é aberto, ele é exibido tipicamente como na figura abaixo:


(Figura 1: Exemplo Típico de Windows Explorer)

Existem vários formatos possíveis para exibição do aplicativo, mas para a esta lição vamos tomar este como referência. Nesta figura, vamos destacar estas 5 partes:

1.1 - A Visão da Árvore de Pastas: Mostra os itens do computador na forma de árvore hierárquica (ver próximo item);

1.2 - A Visão dos Itens da Pasta: Mostra os itens da pasta selecionada;

1.3 - A Barra de Endereços: Mostra a localização da pasta selecionada (diretório);

1.4 - Botão de Fechar a Visão: Fecha a Visão de pastas;

1.5 - O Menu Principal: Menu com uma série de operações;

1.6 - A Barra de Ferramentas: Atalhos para diversas funcionalidades do Windows Explorer.

2 -Forma de armazenamento e localização dos arquivos

Nos computadores pessoais, os arquivos e pastas são armazenados em dispositivos de armazenamento de dados (discos rígidos, pen-drives, cartões de memória, etc), podendo cada um destes dispositivos, por sua vez, serem  divididos em um ou mais volumes chamados de partição.

No Windows, estas partições são identificadas por uma letra seguida de ':' (C:, D:, E:, etc).

Os arquivos e pastas são armazenados nas partições acessadas pelo computador em forma de árvore hierárquica. Este padrão consiste de uma pasta principal (chamada de \), sendo colocados abaixo dela, os demais arquivos e pastas da partição. A cada nível que vamos descendo na árvore, vai sendo acrescentando o caracter \ (barra invertida), no caminho do arquivo. Vamos exemplificar rapidamente este padrão e alguns dos seus termos pela figura e explicações abaixo:


(Figura 2: Localização de Pastas e Arquivos)

Neste exemplo, temos a pasta Progressivo selecionada (pasta atual). A partir de sua localização (escrita na barra de endereços), podemos deduzir o seguinte:

Partição em que está localizada a pasta: D:
Nome da Pasta: Progressivo
Caminho Completo da Pasta: D:\Lula\musica\audio\Progressivo (3 níveis abaixo do nível principal, um nível para cada \ após a primeiro)



Esta pasta está localizada dentro da pasta audio (um nível acima), e contém a pasta Diversos (sub-pasta de um nível abaixo). Na parte da direita (visão dos itens de pasta) estão localizados os itens da pasta selecionada (Progressivo neste caso). 

Vamos memorizar os termos que foram colocados em destaque no parágrafo anterior (partição, pasta atual, sub-pasta, um nível abaixo, um nível acima, etc) que serão frequentemente mencionados no próximo tópico.

Observação: Com a integração do Explorer com outros ambientes, aplicativos e dispositivos do computador, é possível visualizar e acessar também outros itens além de pastas e arquivos, como computadores, memórias de celular, etc.

3) Teclas de Atalho

Na relação de atalhos abaixo, onde funcionar apenas windows 7 aparecerá o símbolo [win7].

[tab] = Alterna o cursor para determinada visão ou para a barra de endereços. (Considerando a figura 1, a sequencia é esta: 1-Visão da Árvore de Pastas, 2- Visão dos itens da pasta, 3- Barra de Endereços e 4-Botão de Fechar);

[ctrl]+[F6] = Similar ao [tab] mas não acessa a visão da árvore. No Windows 7, este atalho é [F6];

[ctrl]+[shift]+n = No windows 7 cria uma nova pasta na pasta atual. No XP, seleciona o campo de endereço da pasta;


[F4] = Acesso à barra de endereços mostrando abaixo desta a visualização da pasta corrente e pastas acima. (Pressionando [F4] novamente fecha esta visualização);

[alt] = Acesso ao menu principal. No Windows 7, a tecla [F10] tem o mesmo efeito (A opção selecionada é a primeira da esquerda para a direita, no nosso caso, é arquivo);

[alt]+[letra] = Acessa diretamente a opção do menu principal que possui a [letra] sublinhada. (Na janela do explorer do exemplo acima [alt]+a acessa o menu arquivo, [alt]+e o menu editar, etc);

[alt]+[enter] = Ver propriedades de uma pasta ou item desta;

[home]/[end] = Seleciona e mostra o primeiro/último item da visão selecionada (No caso da figura 1, na visão de pastas, [home] vai para o item desktop);

[ctrl]+[home]/[end] = Mostra (mas não seleciona) o primeiro/último item da visão selecionada (No caso da figura 1, na visão de pastas, [ctrl]+[home] mostra o item desktop);

[ctrl]+r ou [ctrl]+[F5] = similar a [ctrl]+[home] mas tem efeito apenas na visão de itens da pasta selecionada;

[↓],[↑] = Vai para o próximo item/item anterior da visão selecionada;

[alt]+[←]/[→] = Navega pelo histórico de pastas percorridas (anterior/próxima);

[→] = Na visão de pastas, abre a estrutura de pastas e um nível. Se pressionado mais uma vez, vai para para o primeiro item da pasta;


(Figura 3: Abertura da árvore utilizando a tecla [→] 2 vezes consecutivas)

Na Sequencia de figuras acima, é mostrado a pasta musica selecionada, na figura seguinte mostra-se as pastas abaixo de musica são visualizadas após pressionar a tecla [→]. Em seguida, pressionando-se a mesma tecla, é selecionado o primeiro item da pasta musica (neste caso a sub-pasta audio).

Obs: a tecla [+] (apenas do teclado numérico) tem um comportamento parecido, com a diferença de que ao ser pressionado uma segunda vez, não faz nada.

[←] = De forma análoga à tecla [→], na visão de pastas, vai para para pasta um nível acima da pasta selecionada. Pressionada mais uma vez, fecha a árvore abaixo da pasta selecionada (Na sequencia de figuras 3, faz o caminho inverso começando da figura mais à direita para a esquerda).

Obs: a tecla [-] (apenas do teclado numérico) tem um comportamento parecido, com a diferença de que só faz fechar a árvore abaixo da árvore selecionada.

[*] (Sinal de multiplicação do teclado numérico) = Na visão de pastas, abre todas a árvore de pastas abaixo da pasta selecionada;

[backSpace] = Tanto na visão de pastas, como na do conteúdo da pasta, seleciona a pasta um item acima da atual, (sem fechar a árvore como no caso de [←]);

[ctrl]+e ou f, [F3] = abre tela de pesquisa de arquivos e pastas do windows (aplicativo search companion na maioria dos casos);

[ctrl]+i = substitui a visão de pastas pelo do gerenciador dos favoritos;

[winKey]+w =acessa a pasta principal (\) da partição primária do computador (C:\ na maioria dos casos. Funciona apenas na visão da árvore de pastas);

[F2] = renomeia um arquivo ou pasta;

[F5] = atualiza listagem de arquivos e sub-pastas de uma pasta;

Além das teclas acima, teste também no Windows Explorer as teclas de uso geral vistas anteriormente.

4) Seleção de Vários Arquivos com as teclas [shift] e [ctrl]

Na visão de itens de pastas, estas teclas modificadoras combinadas com outras de movimentação do cursor, permitem a seleção de diversos arquivos. Para entendê-las vamos ilustrar seu uso com 2 exemplos.

Escolha uma pasta com vários itens e selecione um item na visão de itens de pasta. Mantenha a tecla [shift] pressionada e pressione as teclas [↓],[↑] . Observe que os arquivos em posições vizinhas ao inicial são selecionados (ou não) à medida que as setas são pressionadas.


(Figura 4: Seleção de vários arquivos utilizando-se [shift]+setas)

Faça o mesmo que o exemplo anterior só que agora mantendo a tecla [ctrl] pressionada. Repare que neste caso os arquivos não são selecionados com as teclas de movimentação do cursor, quando este se desloca. Caso for pressionado a barra de espaço nesta situação, seleciona-se (ou não) o arquivo localizado sobre o cursor.


(Figura 4: Seleção de vários arquivos utilizando-se [ctrl], setas e barra de espaço)

Fica como exercício para o leitor, utilizar as teclas [shift] e [ctrl] em conjunto com outras teclas de movimentação como [home], [end], [page up] e [page down].


Nenhum comentário:

Postar um comentário