1) Introdução
O Windows XP Mode é a solução da Microsoft para rodar os aplicativos antigos (programas legados) de 16/32 bits que não rodam mais nas plataformas de 64 bits (versões mais antigas do access, programas em VB/delphi, etc) do Windows 7.
2) Como funciona o Modo Windows XP?
O Windows Mode XP permite rodar programas legados de duas formas: como uma máquina virtual ou como uma maneira de abrir estes programas com o Windows 7. Em ambos os casos, o programa é executado em uma janela separada da área de trabalho do Windows 7, de forma semelhante a um programa comum, exceto por ser uma versão plenamente funcional do Windows XP.
O Windows XP Mode, permite ao usuário acessar as unidades de armazenamento do computador físico (CD, DVD, USB, cartões, etc), instalar programas, salvar arquivos e realizar outras tarefas como se estivesse usando um computador com o Windows XP.
Vamos mostrar um resumo da instalação e configuração de uma máquina virtual do windows XP.
3) Baixando e instalando
Acesse o roteiro de instalação da microsoft.
Obs: Neste roteiro, existe uma etapa de verificação da BIOS para ver se o computador do usuário suporta o XP Mode. Esta rotina acho que está um tando bugada. No meu caso (Micro HP recente com processador AMD Phenom II X4 B95 3 GHz, 4Gb Memória e Windows 7 SP1), o teste acusou que a BIOS não estava preparada. Fui no Setup e estava tudo ok. Instalei o XP Mode mesmo assim e funcionou tudo ok. Normalmente as máquinas mais recentes que possuem Windows 7 64 bits, suportam a virtualização.
Baixe e instale os pacotes da microsoft.
Obs: A microsoft exige para baixar os pacotes, a instalação de um plugin no navegador para verificar se o windows é original. É recomendado baixar pelo Internet Explorer. Após a verificação baixe e instale na sequência o Modo Windows XP e o Windows Virtual PC.
4) Criando uma máquina virtual
4.1) Acessar o Menu Inicial --> Programa: Windows Virtual PC
Irá aparecer a tela do Gerenciador de Máquina Virtual (similar à do windows explorer). Pressionar o botão Criar Máquina Virtual.
4.2) Na próxima tela do assistente escolher o nome e o diretório da máquina (recomendado: utilizar o diretório default)
4.3) Na tela seguinte, escolher a quantidade de memória RAM (de acordo com as aplicações que irão rodar na máquina). Manter setada a opção Usar conexões de rede do computador
4.4) Na tela de criação do disco virtual, escolher a opção Criar um disco rígido virtual usando as opções avançadas. Não utilizar discos de cancelamento.
4.5) Na tela de opção do disco virtual, escolher a opção diferenciação. Permite entre outras coisas, incluir uma instalação inicial do windows XP neste disco.
4.6) Na tela seguinte escolha o nome (default: mesmo da máquina virtual, recomendado) e o diretório de armazenamento do disco virtual (default: o mesmo da máquina virtual, recomendado).
4.6) Na próxima tela deve-se especificar o disco virtual-pai que trará a instalação inicial do windows.
Informar o que está no diretório C:\Program Files\Windows XP Mode
Após selecionado o disco pai, pressionar o botão criar da tela anterior.
Na seção seguinte veremos alguns ajustes necessários para um melhor funcionamento da máquina.