quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Teclas de Atalho II - Visão Geral do Teclado

1) Introdução

Antes de falarmos sobre teclas de atalho, é importante fazermos uma rápida exposição sobre o teclado. Existe uma infinidade de tipos deste dispositivo, que podem variar de acordo com o tipo de computador, a tecnologia vigente e com o idioma do usuário. Para este tutorial, tomaremos como referência um de formato tradicional de um computador pessoal (de língua portuguesa do Brasil), exibido na figura abaixo:




Na figura, destacamos algumas teclas principais (nomes escritos sobre estas), assim como os seguintes conjuntos de teclas:


2) Teclas de Movimentação

Composto por teclas normalmente associadas à movimentação do cursor em editores de texto:


2.1) Setas [↑],[→],[↓],[←], move o cursor na direção da seta;

2.2) [Delete] ou [Del]: Apaga caracteres à frente do cursor;

2.3) [Insert] ou [Ins]: (Des)Ativa o modo de inserção de caracteres à frente do cursor;

2.4) [Home]/[End]/[PageUp]/[PageDown]: Move o cursor respectivamente para o começo do texto, o fim do texto, uma página acima e uma página abaixo;



Observações: 

2.5) Estas teclas combinadas com teclas modificadoras podem tornar-se teclas de atalho com outras ações diferentes das definidas acima;

2.6) As ações associadas a estas teclas de atalho acima podem ser diferentes em outros aplicativos.

3) Keypad

Formado pelas teclas numéricas e as de operações aritméticas básicas. É muito útil em tarefas que exijam digitação rápida e façam uso predominantemente de números (ex: caixas de supermercado). Se a tecla [NumLock], localizada na parte superior à esquerda do keypad, estiver desativada, as teclas passam a funcionar como teclas de movimentação.




4) Teclas de Função

Formado pelas teclas [F1],
[F2],...,[F12], que permitem algumas operações especiais. [F1], por exemplo, normalmente chama a tela (ou site WEB) de ajuda do aplicativo aberto.




5) Parte principal

Seção em que se localiza a maioria das teclas: letras, números, caracteres, teclas modificadoras e outras. Destacamos para o nosso tutorial as seguintes:

5.1) Barra de Espaços ou [Space]: A maior de todas as teclas. insere um espaço na digitação de um texto. Em formulários WEB, quando o cursor está sobre um botão, funciona como "pressionar" o botão.


5.2) [Backspace]: Na edição de textos ou imagens, apaga o conteúdo para trás do cursor (em marcha à ré). Em alguns casos pode ser usado para obtenção do histórico de informações.


5.3) [Tab]: insere tabulações ou conjunto de espaços na digitação de textos. Permite também mudar de um campo para outro em um aplicativo ou formulário WEB.


5.4) [Enter]: Em um texto, passa para o início da linha seguinte. Em outras situações, permite a entrada de informações para o aplicativo em uso. (Ex: Na barra de endereços do firefox, ao se pressionar esta tecla, o site digitado é chamado pelo navegador).


5.5) [Esc]: Tecla localizada na parte superior esquerda do teclado. Na maioria das situações, para o processamento do programa que está rodando.


5.6) Menu de Contexto ou [Menu]: Esta tecla foi introduzida nos teclados com a popularização das versões mais recentes do Windows. Produz o mesmo efeito do botão direito do mouse.



Além das teclas acima,  vejamos as teclas modificadoras, que devem ser combinadas com outras (pressionadas simultaneamente) para produzir diversas teclas de atalho:

5.7) [Shift]: Pressionada juntamente com uma letra, faz com que esta apareça na tela como MAIÚSCULA ou minúscula (se a tecla [Caps Lock] estiver ativa). Através dela, também se obtém alguns caracteres impressos na parte superior da tecla.

+ a = A

= ! 

5.8) [Alt]: Pressionando-se apenas esta tecla, normalmente chama o menu principal do programa aberto. Pressionando-se em conjunto com uma letra, normalmente aciona uma opção do menu principal associado à respectiva letra. Ex: No Windows Explorer, [Alt] + a, chama a opção Arquivo; [Alt] + e, Editar, etc.






5.9) [Alt Gr]: Está localizada normalmente ao lado direito da barra de espaço e possui as mesmas funções da tecla [Alt], permitindo, além disso, imprimir os caracteres localizados à direita de algumas teclas.


= a



5.10) [Ctrl]: Pressionando-se esta tecla em conjunto com algumas letras obtém-se teclas de atalho bem conhecidas pelos usuários do windows, como as famosas copiar-e-colar: [ctrl]+c, copia um conteúdo selecionado para a área de transferência, [ctrl]+v, recupera o conteúdo previamente copiado com o [ctrl]+c.


Obs: Estas 3 teclas modificadoras vistas acima, podem também ser combinadas entre si, em um conjunto de 3 e até 4 teclas, para produzir determinada tecla de atalho . Um bom exemplo é o conhecido [ctrl]+[alt]+[del], que chama o gerenciador de tarefas do Windows.

5.11) [winKey]: Da mesma forma que [menu], esta tecla também foi inserida nos teclados mais recentes com a popularização do windows. Se for pressionada sozinha, chama o Menu Iniciar do windows. Se for pressionada em conjunto com algumas teclas, produz várias ações, como veremos à frente.


6) Observações

6.1) Com a evolução da informática, estão sendo incorporadas nos teclados mais recentes outras teclas, além das mencionadas nesta lição. Estas teclas realizam funções bem específicas como ligar o computador, acessar o navegador, aumentar(ou diminuir o) volume do som, etc;

6.2) É possível também, em alguns casos, o usuário criar suas próprias teclas de atalho, como veremos a frente.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário